Vai ter início o Campeonato Paulista 2025, o mais importante estadual do País, cercado de expectativas dos torcedores apaixonados.
São 16 clubes que vão correr atrás do título da competição, o Palmeiras vai atrás do tetra, mas terá de passar pelo São Paulo de Oscar, pelo Corinthians de Garro e pelo Santos de Pedro Caixinha e também pelas equipes do interior, que sempre despontam no campeonato.
Veja os grupos do Paulistão 2025:
Grupo A: Corinthians, Botafogo-SP, Mirassol e Inter de Limeira
Grupo B: Santos, Portuguesa, Guarani e Red Bull Bragantino
Grupo C: São Paulo, Água Santa, Noroeste e Novorizontino
Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube
Esse ano o Paulistão terá uma pausa no meio do ano para o Supermundial de Clubes, as equipes de Série A tiveram pouco tempo de preparação. Tanto que as rodadas iniciais devem ser marcadas por testes nos times mais populares do estado.
INSCRIÇÕES DE JOGADORES
Lista A: cada equipe pode inscrever até 30 jogadores. Os clubes estão autorizados a acrescentar jogadores para a primeira fase até o dia 11 de fevereiro. O dia 28 de fevereiro é o limite para a troca de quatro jogadores na relação para as quartas de final.
Lista B: o número de jogadores inscritos é ilimitado, mas dez poderão estar em campo simultaneamente. Para terem condição de jogo, eles precisam atender aos seguintes requisitos:
Possuir 16 anos completos e nascidos até 2004, estar registrado ininterruptamente no clube no mínimo há 12 meses, ainda que tenha passado por empréstimo a outras equipes.
REGULAMENTO
Na primeira fase, divididos em quatro grupos com quatro equipes cada, os times enfrentam adversários de outros grupos em jogos só de ida (12, no total).
Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Os dois com menos pontos, independentemente do grupo, cairão para a Série A2.
Nas quartas do Paulistão, os dois clubes classificados em cada grupo se enfrentam em jogo único, com o mando do time que se classificar em primeiro lugar. Assim: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do A, enquanto o primeiro do B pega o segundo do B. A ordem se repete para as chaves C e D.
A partir das semifinais, também em jogo único com mando do melhor classificado, os confrontos serão definidos pela soma de pontos de todas as fases anteriores. O dono da melhor campanha duela contra o quarto. O segundo melhor encara o terceiro.
Os dois classificados fazem a grande final, em jogos de ida e volta.
Nas quartas de final e semifinais, jogos que terminarem empatados serão decididos nos pênaltis.
Na final, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols. Se houver igualdade, o título será decidido nos pênaltis.
PROVÁVEIS DATAS:
Quartas de final: 1º de março
Semifinais: 09 de março
Finais: 16 e 27 de março
CLITÉRIOS PARA DESEMPATE
Maior número de vitórias;
Maior saldo de gols;
Maior número de gols marcados;
Menor número de cartões vermelhos recebidos;
Menor número de cartões amarelos recebidos;
Sorteio público na sede da FPF.
ÁRBITRO DE VÍDEO
O Paulistão terá árbitro de vídeo em todas as partidas.
CLASSIFICAÇÕES
Excluídos os clubes que já tenham vaga assegurada nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro, os três melhores classificados no geral terão asseguradas a indicação para a disputa da Série D de 2026.
Já em relação à Copa do Brasil, os cinco melhores na classificação final asseguram a indicação para a edição de 2026.